Dentista em Curitiba – PR

Quando colocar as Lentes de Contato nos Dentes

Quando colocar as Lentes de Contato nos Dentes

As lentes de contato dentárias, como são conhecidas popularmente, são as facetas de resina ou de porcelana que podem ser colocadas nos dentes pelo dentista para melhorar a harmonia do sorriso, conferindo dentes alinhados, brancos e bem ajustados, com durabilidade de 10 a 15 anos.

Estas facetas além de melhorar a beleza, também ajudam a minimizar o desgaste dos dentes e acumulam menos placa bacteriana, também conhecida por tártaro que fica entre os dentes e entre cada dente e a gengiva devido a má higiene bucal e incorreta escovação dos dentes.

Quando colocar as Lentes de Contato nos Dentes
No entanto, as facetas só devem ser colocadas pelo dentista especializado e não podem ser reparadas se estalarem ou quebrarem, sendo necessário substituir cada faceta danificada.

Quando é indicado colocar
As facetas dentárias podem ser utilizada em diversos casos, e por isso ela é indicada para:

Aproximar os dentes que estão separados um do outro, cientificamente chamado de diastemas;
Quando os dentes são muito pequenos em pessoas adultas;
Melhorar a aparência dos dentes quebrados ou danificados por cáries;
Harmonizar o tamanho dos dentes;
Alterar a cor dos dentes que podem ser manchados ou escurecidos por diversos fatores.
As facetas podem ser aplicadas em apenas num dente ou em toda a arcada dentária da pessoa, no entanto é preciso uma avaliação do dentista durante uma consulta para saber se é possível colocar este tipo de ‘lente de contato nos dentes’ ou não porque esta técnica não pode ser utilizada em todas as pessoas.

Cuidados para manter o sorriso bonito
Após colocar as facetas nos dentes, ficando com um sorriso bonito, claro e alinhado é preciso tomar alguns cuidados para não correr o risco de danificar as facetas. Alguns cuidados importantes são:

Escovar os dentes ao acordar, depois das refeições e antes de dormir todos os dias;
Usar enxaguante bucal após cada escovação;
Passar o fio dental, ou a fita dentária entre os dentes antes da escovação, pelo menos 1 vez ao dia e sempre que sentir necessidade;
Ir pelo menos 1 vez ao ano no dentista para uma consulta de avaliação;
Não roer as unhas e pontas dos lápis ou canetas;
Se observar se acorda com dor na mandíbula ou dor de cabeça ir ao dentista porque você pode estar com bruxismo e é necessário usar uma placa de mordida para dormir para não danificar as facetas. Entenda esta doença clicando aqui.
Se tiver dor de dente deve ir logo ao dentista para avaliar a causa da dor e iniciar o tratamento adequado;
Deve-se evitar os alimentos que podem prejudicar ou escurecer os dentes como chás escuros, chocolate e café. No entanto, uma boa solução para isso é tomar um gole de água após consumir algumas destas bebidas e escovar os dentes após comer chocolate.

Além disso sempre que notar alteração na cor ou a presença de fissuras nas facetas deve ir ao dentista para reparar a faceta, para que o dente não fique ainda mais prejudicado porque estas pequenas fissuras podem permitir a entrada de cáries que podem danificar os dentes, sendo difícil ver devido a cobertura pelas facetas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Artigos

Agende seu Atendimento

Deixe uma mensagem que em breve retornaremos ao contato

Agende Agora por Telefone ou WhatsApp

Artigos Relacionados

Saúde

Dicas de prevenção do novo coronavírus

Estamos juntos na luta para conter o novo coronavírus! Confira algumas dicas extras de cuidados neste momento e lembre-se de seguir as orientações das autoridades

Saúde

Mordida aberta

A mordida aberta é caracterizada pela falta de contato entre os dentes. Pode ser a ausência de toque entre os dentes da frente, chamada mordida